×
  • Quem somos?
  • O que fazemos?
  • Sustentabilidade
  • Notícias
  • Pessoas e Carreiras
  • Ouvidoria
  • |
  • Fornecedores
  • |
  • Contatos
Logotipo MRN, Mineração Rio do Norte
☰
  • PT
  • EN
Ícone para pesquisar no site
Toggle Navigation
  • Quem somos?
  • O que fazemos?
  • Sustentabilidade
  • Notícias
  • Pessoas e Carreiras

Warning: Creating default object from empty value in /var/www/html/mrn.com.br/components/com_content/views/category/tmpl/default_noticias.php on line 18

Últimas Notícias




02/12/2025 17:57

MRN realiza três dias de simulado do PAEBM e reforça preparação, segurança e participação comunitária

A Mineração Rio do Norte (MRN) realizou, entre os dias 11 e 13 de novembro, a Semana de Simulados do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), reforçando o compromisso com a segurança operacional, a prevenção de riscos e a preparação de empregados, contratados e comunidades vizinhas ao empreendimento.

Os exercícios envolveram equipes das operações, brigadistas, voluntários, além de representantes da Defesa Civil de Oriximiná e do 4º Grupamento de Bombeiro Militar de Santarém. O treinamento ocorreu nas minas Saracá Leste e Saracá Oeste, com encerramento na comunidade Boa Vista, permitindo avaliar protocolos de resposta, comunicação, rotas de evacuação e interação entre as equipes.

Logo no primeiro dia, a participação de voluntários somou aprendizado e engajamento ao processo. A geóloga Evilane Clemente, voluntária na ação, destacou que iniciativas como essa fortalecem a consciência coletiva sobre segurança. Em suas palavras, contribuir no simulado é importante porque “levamos informação e ajudamos outras pessoas a estarem sempre atentas”.

Os três dias também reforçaram a relevância do PAEBM como instrumento técnico e preventivo. Para a gerente do departamento de Geotecnia, Paola Valentim, o plano reúne as bases que garantem a evacuação segura das pessoas nas Zonas de Autossalvamento e orientam a atuação da empresa em um cenário de emergência. “O PAEBM traz todas as informações necessárias para garantir a segurança das pessoas e reafirma o compromisso da MRN com as melhores práticas de engenharia. Isso garante o compromisso da empresa com a segurança das pessoas e traz um movimento positivo para que saibam o que fazer em situações de emergência”, pontuou.

Ao final dos simulados, o coordenador do PAEBM da MRN, Carlos Rangel, agradeceu o empenho das equipes e o envolvimento de todos os participantes ao longo da semana. Ele destacou que o resultado refletiu organização e comprometimento. “Gostaria de agradecer a todos que se comprometeram conosco. Foi tudo muito satisfatório, ocorreu tudo como planejado e necessário e estão todos de parabéns, porque cumprimos o propósito de atuar preventivamente e assim reforçar nossas práticas de segurança”.

O balanço geral da Semana de Simulados do PAEBM foi positivo, com exercícios bem conduzidos, participação efetiva e melhorias percebidas em relação ao ano anterior. A MRN segue fortalecendo sua preparação contínua com ações de socialização, capacitação e informação. A empresa dispõe de uma cartilha sobre Barragens e Reservatórios de Rejeito, que apresenta a função das estruturas e as tecnologias de monitoramento utilizadas 24 horas por dia. Todos os dados de operação, inspeção e manutenção são analisados continuamente por empresa externa de Engenharia de Registros (EdR) e pela equipe interna da MRN, conforme as recomendações das Resoluções ANM nº 95/2022 e nº 130/2023, além do padrão internacional GISTM. A MRN também mantém atualizadas a Avaliação de Conformidade e Operacionalidade (ACO) e a Declaração de Conformidade e Operacionalidade (DCO), bem como as Declarações de Condição de Estabilidade de todas as suas estruturas.

Leia mais
27/11/2025 19:28

Projeto ‘Orquestra Maré da Manhã’ impulsiona a transformação social em Porto Trombetas e nas comunidades quilombolas e ribeirinhas do oeste paraense

A apresentação de fim de ano do Núcleo da Orquestra Maré da Manhã, no distrito de Porto Trombetas, em Oriximiná (PA), mostrou mais uma vez a força transformadora da música na vida de crianças e adolescentes da região. Patrocinado pela MRN, o projeto beneficia, ao todo, 110 crianças e adolescentes matriculados no Colégio Equipe, residentes das comunidades de Moura, Boa Vista e do distrito de Porto Trombetas. O projeto também conta com um segundo núcleo na Escola Novo Israel, no Lago do Ajudante, ampliando o alcance do projeto e reafirmando o compromisso da empresa com o desenvolvimento social dos territórios.


Entre os participantes, histórias de superação, disciplina e sonhos começam a desenhar novos caminhos. Júlia Oliveira, de 14 anos, moradora de Porto Trombetas, conta que participar da orquestra, desde 2023, mudou sua rotina e sua forma de encarar desafios. “O projeto me deixou mais concentrada e disciplinada. Mesmo se eu errar, posso continuar e melhorar. É um hobby que pode me levar longe”, afirmou.


Moradora da comunidade Lago do Ajudante, Alice Barros, de 13 anos, participa há cerca de três anos do projeto e compartilha que o violino já foi um desafio, mas também um aprendizado sobre persistência. “No início achei difícil, mas faz parte. O projeto me ajudou nisso. Hoje toco como hobby, para me divertir”, disse.


Maria Luiza Palheta, de 16 anos, também de Porto Trombetas, já pensa em seguir carreira musical. “O projeto me ajudou a ter confiança. Eu nunca pensei que conseguiria tocar músicas que hoje toco com facilidade. Quero seguir carreira e quem sabe tocar em uma grande orquestra, até mesmo no Rio de Janeiro”, afirmou. Para os novos alunos, ela deixou uma mensagem de perseverança: “Se dediquem e tenham garra. Sem isso, não dá para alcançar os
objetivos”.


Responsável pelo núcleo, o professor e coordenador Matheus Silvestre lembra que o projeto começou, em 2020, com 100 alunos de Porto Trombetas e comunidades Boa Vista e Moura, mas teve suas atividades interrompidas pela pandemia. A retomada, em 2023, trouxe novamente o mesmo número de participantes, com expansão também para o Lago do Ajudante. Para ele, os resultados são nítidos dentro e fora das aulas. “A música move e transforma a vida dos alunos e dos pais. Estudos reforçam que ela auxilia no aprendizado escolar, e aqui vemos isso todos os dias. Muitos alunos que eram tímidos hoje se comunicam com facilidade, apresentam trabalhos na escola, participam de atividades públicas e superam
medos”, destacou.


Matheus cita o exemplo de uma ex-aluna que concluiu o ensino médio, ingressou na faculdade e foi encaminhada para iniciar atividades com a Orquestra Sinfônica de Santarém, com apoio do projeto. Ele reforça que o núcleo trabalha para criar caminhos reais para quem deseja seguir carreira musical, seja como músico, professor ou monitor. “Nosso desejo é ampliar ainda mais o alcance nas comunidades e realizar mais apresentações em locais como nos municípios de Terra Santa e Oriximiná, e até parcerias com outras orquestras”, afirmou.


Para a MRN, a parceria reforça o impacto da música na formação dos jovens. A gerente de Relações Comunitárias, Elessandra Corrêa, lembra que o projeto já soma cinco anos e beneficiou mais de 350 crianças e adolescentes. “As aulas de viola e violino ajudam a educar, proteger, integrar e inspirar. Pela arte, crianças e jovens desenvolvem competências para a vida, fortalecem vínculos e constroem novas perspectivas de futuro. É emocionante ver como, ao longo do tempo, vão desenvolvendo disciplina, foco e sensibilidade artística”, enfatizou.


O conjunto dessas experiências mostra como a música tem ajudado crianças e jovens das comunidades a desenvolver disciplina, confiança, concentração e novas perspectivas de futuro. Os relatos dos alunos e do professor Matheus reforçam que, mesmo diante de desafios, o envolvimento com o projeto fortalece vínculos, amplia aprendizados e incentiva que cada estudante siga evoluindo, seja na escola, na convivência ou na trajetória que desejam construir.

Leia mais
26/11/2025 20:47

MRN Reforça Compromissos Ambientais com Diretrizes Atualizadas de Biodiversidade e GEE

A MRN segue evoluindo em sua jornada de sustentabilidade com responsabilidade, ciência e compromisso com o território em que atua. Aqui, cada avanço precisa caminhar lado a lado com o cuidado ambiental. Por isso, apresentamos os compromissos atualizados de biodiversidade e descarbonização, que reforçam nosso jeito de trabalhar: próximo, responsável e profundamente conectado com a Amazônia.
 
Esses posicionamentos representam a consolidação de uma agenda estratégica que integra metas globais, tecnologias, pesquisa científica e ações estruturadas para garantir que nossa atuação siga contribuindo para um futuro mais sustentável. Como empresa que opera no coração da maior floresta tropical do planeta, assumimos o dever de compreender, mitigar e, sempre que possível, ampliar nossa contribuição positiva para o meio ambiente.
 
A seguir, compartilhamos os posicionamentos oficiais que orientam nossas diretrizes e reforçam a transparência do nosso compromisso com uma operação cada vez mais sustentável.
 
Biodiversidade

Em sintonia com o esforço global para a preservação da biodiversidade, considerando o Marco Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal (KMGBF) e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a MRN está comprometida em aprimorar continuamente sua compreensão e gestão dos impactos sobre a biodiversidade em seus projetos e operações. Atuando na Amazônia – um dos ecossistemas mais complexos do mundo – a biodiversidade já é uma prioridade para a empresa e será ainda mais apoiada por meio de novas políticas, programas colaborativos e ferramentas, com a ambição de alcançar a meta de Zero Perda Líquida de biodiversidade em relação a uma linha de base mínima de 2020 até a conclusão do projeto e contribuir para um futuro positivo para a natureza.
 
GEE / Descarbonização

Em consonância com os esforços globais para reduzir e limitar o aquecimento global, conforme delineado no Acordo de Paris, a MRN reafirma seu compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de Escopo 1 e 2 em 25% até o final de 2027 (em comparação com os níveis de 2024) por meio de uma transição em sua matriz energética. A empresa também mantém sua ambição de alcançar emissões industriais líquidas zero [Escopo 1 e 2 ou Escopo 1, 2 e 3] de GEE ainda menores até o final de 2050 [sujeito a um ambiente político favorável].
 
Esses compromissos reforçam que seguimos avançando com responsabilidade, atentos aos desafios do presente e comprometidos com o futuro da Amazônia. Continuaremos trabalhando de forma colaborativa, transparente e baseada em evidências, garantindo que cada passo seja coerente com nossos valores e com a confiança que comunidades, empregados, parceiros e acionistas depositam na MRN.
 
Cuidar da floresta, das pessoas e do clima faz parte da nossa história. E é assim, com propósito e ação, que seguimos construindo os próximos capítulos da mineração sustentável na região.
Leia mais
24/11/2025 12:16

MRN mantém Certificações Internacionais de Compliance e Antissuborno - Empresa consolida práticas éticas e reforça compromisso com integridade ao garantir a continuidade das certificações ISO 37001 e ISO 37301

A Mineração Rio do Norte (MRN) reafirma seu compromisso com a integridade, transparência e conformidade nas relações com seus stakeholders ao anunciar a manutenção da certificação do Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno, conquistada em novembro de 2023. Essa conquista reafirma o compromisso da empresa com a transparência e a conformidade, posicionando a MRN entre as organizações que adotam padrões internacionais de governança e integridade.

A recomendação para continuidade foi emitida pela Certificadora Brasileira de Gestão (CBG), em conformidade com as normas ABNT NBR ISO 37001:2017, que estabelece práticas para prevenir, detectar e combater o suborno, e ABNT NBR ISO 37301:2021, que orienta a implementação do sistema integrado de compliance, assegurando conformidade legal e fortalecendo a cultura ética.

Segundo Henrique Orlando, Compliance Officer da MRN, “A manutenção dessas certificações é resultado do empenho contínuo de toda a empresa e seus acionistas, que incentivam o aprimoramento dos nossos processos e controles, garantindo que a ética e a transparência estejam presentes em todas as decisões. Este reconhecimento reforça nosso compromisso inabalável com a excelência e a integridade, valores que norteiam nossa atuação e consolidam a confiança de nossos stakeholders.”.

Para sustentar essas certificações, a MRN adota um sistema integrado de controles que incluem políticas e procedimentos sólidos voltados à prevenção do suborno e à gestão de compliance, capacitação contínua de empregados e parceiros sobre ética e integridade, monitoramentos e auditorias periódicas para garantir aderência às normas, além do engajamento da alta liderança na promoção de uma cultura organizacional pautada pela integridade. A gestão estruturada de riscos também é essencial, permitindo identificar, avaliar e mitigar vulnerabilidades relacionadas à corrupção e às não conformidades.

Mais do que um selo de qualidade, a manutenção dessas certificações consolida um programa efetivo de compliance, alinhado às melhores práticas do mercado, fortalece a reputação da MRN, reduz riscos legais e reputacionais, amplia a competitividade e integra nossas operações às exigências ESG, fundamentais para um futuro sustentável. Com essas certificações, a MRN reafirma sua liderança no setor e seu papel como referência em integridade e governança.

Leia mais
11/11/2025 12:18

MRN é reconhecida no Prêmio Aberje com o case de recuperação ecológica do Lago Batata

A comunicação do case foi desenvolvida com foco na transparência, escuta ativa e diálogo com múltiplos públicos 

A MRN foi reconhecida na etapa regional Norte e Nordeste do Prêmio Aberje 2025, um dos mais importantes reconhecimentos da área de comunicação corporativa no Brasil. A empresa se destacou na categoria Multipúblicos, com o case “O Lago Batata Vive”, que retrata a jornada de recuperação ecológica de um dos mais importantes ecossistemas da Amazônia, localizado no município de Oriximiná, Oeste do Pará. Já são mais de 35 anos de trabalho para essa restauração, que envolve a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando nas pesquisas e consultoria técnica, e em comunidades locais. 

Em 2024, a MRN consolidou os resultados o trabalho de revitalização do Lago Batata em diversas frentes de comunicação, como e-book, hotsite, websérie “Mitos & Verdades”, entre outros materiais, para levar de forma transparente os resultados dessa restauração ecológica e, ao mesmo tempo, reforçar o diálogo, escuta ativa e construção de vínculos com as comunidades. 

Para o CEO da MRN, Guido Germani, o prêmio reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a gestão responsável de seus impactos ambientais. “O Lago Batata simboliza a nossa capacidade de aprender, evoluir e fazer diferente. É um exemplo concreto de que é possível conciliar mineração e conservação ambiental, quando há ciência, engajamento e responsabilidade. Este reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo, que envolveu nossos empregados, parceiros e as comunidades da região”, afirmou. 

Ana Rita Freitas, gerente de Comunicação da MRN, explica que a conquista do Prêmio Aberje na categoria Multipúblicos regional é uma alegria para todos que fazem parte da MRN. "Desde o final do ano passado, levamos a público o resultado desta jornada de recuperação ecológica de forma muito transparente e aberta. Ser reconhecido pela Aberje nos dá oportunidade de não só compartilhar como fizemos do ponto de vista de estratégia de comunicação, mas também de apresentar o Lago Batata para um público que não conhece nossa região. Independente de levarmos a premiação nacional, já nos sentimos reconhecidos e gratos”, destaca. 

O processo de recuperação do Lago Batata envolveu ainda a participação ativa das comunidades locais, que acompanharam de perto cada etapa da revitalização e puderam tirar dúvidas através de encontros. “O 'cara a cara' é bem mais explicativo e nós podemos, como comunitários, tirar nossas dúvidas sobre mitos e verdades, além de conversar com a mineração sobre o que havia ocorrido com o lago Batata. O que mais me chamou a atenção foram os técnicos, ambientalistas e profissionais da MRN nos trazerem a clareza do que aconteceu”, pontua Edevaldo Pinheiro, uma das lideranças da comunidade Boa Esperança. 

O case “O Lago Batata Vive” agora segue para a etapa nacional do Prêmio Aberje, que reunirá as iniciativas de comunicação mais relevantes do país. Mais do que um reconhecimento, a conquista reforça o compromisso da MRN com uma comunicação responsável, transparente e baseada em fatos, que dá visibilidade às transformações ambientais e sociais promovidas na Amazônia. Mais informações a respeito da Jornada de Restauração do Lago Batata podem ser conferidas no hotsite: https://mrn.com.br/olagobatatavive/#resultados

Leia mais
05/11/2025 12:12

MRN realiza encontro para discutir os resultados do seminário do PAEBM

O objetivo foi ouvir a percepção dos comunitários a respeito da segurança operacional da MRN 

A MRN realizou um encontro com líderes comunitários, na última segunda-feira (3), no Centro de Operações Integradas (COI), para avaliar os resultados do Seminário PAEBM (Plano de Atendimento e Emergência de Barragem de Mineração), realizado no mês de outubro no território quilombola Boa Vista, localizado no município de Oriximiná (PA). O encontro teve como objetivo ouvir a percepção dos comunitários a respeito da segurança operacional da MRN. 

Morador da comunidade Saracá há 46 anos, o líder comunitário Guilherme Gemaque pontua positivamente o trabalho da MRN como essencial para a comunidade compreender o trabalho de segurança de barragens desenvolvido. “O que aconteceu em Brumadinho, Mariana, aquilo tirou o sono de alguns comunitários durante dias. Hoje, com a demonstração que a empresa tem feito, levado até a comunidade, abrindo a sessão de visitas de dentro da própria empresa, a gente vai nas salas de monitoramento, e ela faz a demonstração nos slides, tirando ali as próprias dúvidas comunitárias”, destaca. 

Presidente da Associação da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, Silvana Evangelista reitera que os moradores se sentem mais seguros.  “Antes quando a MRN ia na comunidade, eu tinha uma visão bem diferente. Hoje em dia, visitando, eu percebi como a empresa se empenha e nos repassa segurança, fazendo monitoramento 24 horas, garantindo a proteção dos comunitários e dos próprios funcionários. A empresa é bem transparente na comunicação”, explica a presidente. 

A MRN reforça seu compromisso com a segurança das comunidades locais. Atualmente, a empresa conta com mais de 900 equipamentos de monitoramento, entre leitores automatizados e equipamentos manuais, que operam 24 horas por dia, nos sete dias da semana. O engenheiro civil Luiz Eduardo, que integra a equipe de apoio da área geotécnica da MRN, reforça que esse acompanhamento é fundamental para garantir a integridade das estruturas. 

“Temos aproximadamente mil instrumentos geotécnicos, com leitoras automatizadas e manuais. Todos os dias são realizadas inspeções por técnicos especializados e treinados para identificar comportamentos e possíveis anomalias. Esse trabalho permite verificar o comportamento geotécnico das estruturas e agir preventivamente, evitando que pequenos problemas evoluam para algo mais grave. A MRN atende às legislações brasileiras e internacionais sobre segurança de barragens e mantém uma rotina rigorosa de inspeções para identificar e tratar anomalias com antecedência”, explica o engenheiro civil. 

Elessandra Corrêa, gerente de Relações Comunitárias da MRN, destaca a importância dessa conexão com as comunidades. “A relação entre empresa e comunidades é essencial para garantir que informações sejam transmitidas de forma clara e transparente, fortalecendo assim a segurança de todos. A MRN mantém um canal aberto e contínuo de diálogo com as comunidades, assegurando que elas estejam sempre bem informadas, conheçam os protocolos de emergência e participem ativamente das ações educativas. Essa aproximação constante fortalece a relação e promove um ambiente de prevenção e cuidado coletivo”. 

Com esse trabalho contínuo de monitoramento, inspeções e momentos de troca com a comunidade, a MRN reafirma seu compromisso com a segurança operacional, a sustentabilidade e o cumprimento das normas nacionais e internacionais de segurança de barragens.

Leia mais
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • ...
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Ícone para retornar ao topo da página
Retornar ao topo da página
Logotipo MRN, Mineração Rio do Norte
  • Aviso aos navegantes
  • Seja um fornecedor
  • Trabalhe conosco
  • Política de Privacidade
  • Mapa do Site
  • Contatos
Facebook da MRN Instagram da MRN LinkedIn da MRN Twitter da MRN (inativo)
© 2025 Mineração Rio do Norte. Preferências de Cookies