Desenvolvimento e sustentabilidade também são resultados de parceria.
Empresas e instituições parceiras da MRN
|
|
|
O programa Territórios Sustentáveis tem como objetivo a criação de políticas públicas para melhoria de qualidade de vida, com utilização equilibrada dos recursos naturais, visando à construção de um desenvolvimento territorial no oeste do Pará.
Acesse a central de informações sobre o Sistema de Rejeitos da MRN, criada especialmente para esclarecer as dúvidas naturais da comunidade.
Em plena Amazônia, distantes 880 km da capital do Pará, é em Porto Trombetas que desenvolvemos nossas atividades.
+ Veja maisDesenvolvimento e sustentabilidade também são resultados de parceria.
|
|
|
As premissas de sustentabilidade adotadas pela MRN estão fortemente evidenciadas em sua gestão dos resíduos sólidos industriais, cujos pilares são: o atendimento à legislação, os controles internos, a correta destinação e a consolidação do processo de implantação do conceito estratégico de redução da geração desses resíduos.
Os resíduos gerados pelas diferentes áreas da MRN são endereçados aos pontos de controle e coleta localizados na área da mina e na área do porto, onde são quantificados, segregados por compatibilidade e armazenados até o início do processo de destinação. Este processo considera a natureza dos resíduos e os direciona para os eventos de incineração, reciclagem, re-refino e co-processamento.
A MRN acompanha todo o processo de destinação, e ainda exige e controla os Certificados de Destinação Final, emitidos pelas empresas contratadas, cujas performances - ambiental, operacional e de saúde ocupacional - são validadas periodicamente por auditorias contratadas, que dedicam, ainda, foco intensivo na rastreabilidade dos resíduos.
Importante registro documental, o Inventário de Resíduos Sólidos Industriais, realizado anualmente, é o instrumento de divulgação legal das tratativas realizadas pela MRN sobre esse assunto. O Inventário é registrado no IBAMA, na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) e na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), seguindo a legislação ambiental vigente no país.
A preocupação ambiental também existe quando o assunto é a separação e destinação adequada dos resíduos secos e úmidos gerados nas vilas residenciais do núcleo urbano. Por isso, criamos a UTC (Unidade de Triagem e Compostagem) de Porto Trombetas.
O processo de segregação do resíduo inicia-se com a separação manual e posterior enfardamento do que pode ser reciclado: papelão, plásticos rígidos, garrafas PET, latas e latinhas de alumínio.
O lixo úmido também é aproveitado pela empresa. Enviamos o resíduo para compostagem onde viram adubo orgânico. O adubo é utilizado no projeto Jardim Somando Verde da Mineração Rio do Norte, que estimula a plantação de jardins nas residências da vila.
Todo o papelão é transportado e doado para a República de Emaús, em Belém, que vende o material para empresas de reciclagem ou utiliza o lixo reaproveitável na produção de materiais como cadernetas, blocos de anotação, entre outros. A verba gerada com os reciclados é destinada aos projetos desta instituição, que atende crianças e adolescentes carentes de Belém. O restante do material residual é recolhido e vendido como sucata.
O processo de licenciamento de nossas atividades é realizado junto aos órgãos ambientais competentes. Dependendo do objetivo da licença ou autorização, a mesma pode ser de competência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Agência Nacional de Águas (ANA).
Com o objetivo de receber, reabilitar e devolver à natureza animais capturados em projetos de resgate de fauna das áreas de mineração de bauxita, na Floresta Nacional Saracá-Taquera, implantamos um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Porto Trombetas. O local foi licenciado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) para funcionar a partir de 14 de fevereiro de 2012 e é o único CETAS do Pará.
Somos referência em reflorestamento de áreas mineradas, desenvolvemos o resgate de fauna e de flora e monitoramos primatas e abelhas.
Uma grande estrutura montada no distrito de Porto Trombetas garante o atendimento dos mercados interno e externo com bauxita.
Oferecemos um leque variado de benefícios, excelente estrutura de trabalho, segurança e oportunidade de crescimento profissional.
© 2012. MRN Todos os direitos reservados. Política de Privacidade Créditos Fotos