x

Envie para um amigo

Políticas

Nossas políticas definem quem somos e os compromissos que assumimos.​​​​​​​​

Política Integrada de Gestão
A Mineração Rio do Norte S/A- MRN, produtora de bauxita, reconhece a importância de gerenciar seus riscos do negócio, seus aspectos e impactos ambientais, seus riscos à saúde e à segurança dos empregados e à qualidade de seus serviços, cabendo a todos zelar por esses princípios, e se comprometem a:

  • Prover recursos adequados à gestão de riscos do negócio, da qualidade, da saúde, da segurança e do meio ambiente, sendo esses de atribuição gerencial e essenciais à excelência empresarial.
  • Promover o tratamento adequado a todos os riscos do negócio, de modo a eliminá-los ou a minimizá-los, com o objetivo de converter os riscos considerados inaceitáveis em níveis aceitáveis.
  • Assegurar que todos os riscos que permeiam a organização sejam identificados, avaliados e monitorados, devendo ser de responsabilidade de todos os níveis gerenciais.
  • Atender a todos os empregados e a seus contratados quanto aos instrumentos legais, institucionais e contratuais, bem como a qualquer outro acordo assumido relativo à qualidade, à segurança, à saúde e ao meio ambiente.
  • Buscar, permanentemente, a prevenção do surgimento de novos riscos do negócio, de acidentes, da poluição, assim como a melhoria contínua de desempenho no âmbito operacional, ocupacional e ambiental, por meio de novas tecnologias e de padrões, do desenvolvimento das pessoas e do uso racional de recursos.
  • Praticar, permanentemente, o diálogo com os clientes, com os fornecedores, com os empregados, com as comunidades e com as demais partes interessada.
  • Cumprir o Código de Ética e Conduta da MRN para evitar situações que envolvam um conflito de interesse.
  • Estabelecer, com base nesta política, periodicamente, os objetivos e as metas decorrentes de avaliação frequente de seus processos de mineração, infraestrutura urbana e desempenho da gestão de riscos, disponibilizando-os às partes interessadas por intermédio dos seus meios de comunicação.
Política de Recursos Humanos
A MRN buscará alcançar os melhores resultados através da excelência da Gestão de Recursos Humanos, proporcionando o crescimento humano, profissional e social de seus Empregados.

A empresa praticará um modelo de gestão participativa, transparente e coerente como forma de administração.

O desenvolvimento profissional e a valorização das pessoas serão práticas permanentes da MRN, a fim de manter o quadro de Empregados dotado de pessoas capazes, motivadas e habilitadas para o exercício de suas funções.

A MRN garantirá local de trabalho organizado, seguro e confortável a todos, incentivando os Empregados e Contratados a promoverem a manutenção e a implementação de melhorias contínuas no ambiente funcional.

Os salários e benefícios praticados serão competitivos em relação ao mercado de trabalho.

A MRN priorizará o aproveitamento do potencial humano local e regional, considerando preferencialmente as pessoas da própria Empresa e da comunidade de Porto Trombetas.

A MRN proporcionará clima organizacional onde a credibilidade e o respeito ao ser humano sejam práticas espontâneas e permanentes.

As relações com os Sindicatos e entidades de classe serão mantidas e aprimoradas, com base no reconhecimento recíproco dos direitos e deveres dos Empregados da MRN.

A MRN incentivará, através de seus programas de gestão, o aproveitamento amplo da capacidade de seus Empregados na busca de transformações por meio de soluções inovadoras.

A Linha de Comando da MRN será a representante legítima da Empresa para condução desta Política, devendo promovê-la e praticá-la junto aos empregados de forma transparente.

A MRN se manterá atualizada em torno da utilização de gestão na busca da excelência.
Política de Comunicação
A MRN identificará e aproveitará, de modo permanente, as oportunidades que ampliem o fortalecimento e a sustentação de sua imagem junto aos seus públicos.

As informações sobre fatos relevantes na MRN serão transmitidas aos seus públicos de forma direcionada.

A MRN promoverá a sua imagem institucional com diferentes públicos, de maneira coerente e verdadeira.

A comunicação da MRN com seu público externo será realizada por pessoas credenciadas.

A Linha de Comando será responsável pela comunicação com os Empregados, o que será considerado na apreciação de seu desempenho.

Os Empregados terão liberdade de expor, individualmente ou coletivamente, opiniões sobre a relação de emprego e as condições de trabalho aos seus Superiores, que os estimularão nesse sentido.

A MRN promoverá a integração dos Empregados e de seus familiares em Porto Trombetas.
Política de Responsabilidade Social
A Mineração Rio do Norte, consciente do contexto social e cultural no qual está inserida, alinha a sua Política de Responsabilidade Social Empresarial a compromissos éticos que valorizam o Ser Humano, a Sociedade e o Meio Ambiente.

Os programas sociais desenvolvidos pela MRN, preferencialmente em parceria com as partes interessadas externas e com a participação voluntária de seus Empregados contemplam quatro pilares: Educação, Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Sustentada por esses pilares, a MRN desenvolve o seu papel de Empresa Cidadã, não limitando seus compromissos aos fundamentos de ordem econômica, mas estimulando e promovendo ações que contribuam para o bem-estar das comunidades em que atua.

Em consonância com ações governamentais e legislação em vigor, a MRN repudia e coíbe todo e qualquer tipo de trabalho infantil e trabalho escravo.

Esse comportamento ético e social traduz, em sua essência, a soma dos caminhos percorridos pela Empresa através da conquista do equilíbrio e da harmonia entre Empregados, Comunidade e Meio Ambiente, traduzindo-se em desenvolvimento econômico e social sustentável, melhorando simultaneamente a qualidade de vida de seus Empregados, de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo.