x

Envie para um amigo

História

 
 
 

A história da bauxita brasileira na Amazônia teve início no meio da década de 1960, a partir da descoberta das primeiras ocorrências, localizadas no oeste do estado do Pará, pela empresa canadense Alcan. Até a constituição da Mineração Rio do Norte, em 1967, há um longo caminho permeado de desafios, que vai desde os trabalhos de reconhecimento geológico até a abertura do primeiro platô. Essa história relata bem mais que o nascimento de um novo empreendimento, ela conta a história de pessoas que aceitaram o enorme desafio de desbravar a Amazônia. Essa trajetória pode ser conferida na Casa da Memória, que você está convidado a conhecer.

 

Casa da Memória

A Casa da Memório da Mineração Rio do Norte é um espaço aberto à comunidade de Porto Trombetas, que recebe ainda visitantes de várias regiões do Brasil e do Exterior.Seu principal objetivo é promover a convivência e a reflexão sobre a história local, colaborando para reafirmar a cultura e a identidade regionais. O espaço, inaugurado em 26 de agosto de 2000, já recebeu mais de dez mil visitantes.

 

A nossa Casa da Memória funciona na primeira residência construída em Porto Trombetas, que se encontrava deteriorada e destinada à demolição. A ideia de revitalizá-la foi para oferecer uma opção de lazer cultural à comunidade.

 

Além da reforma física do espaço, do paisagismo e da ambientação que permite tanto apresentações multimídia quanto reuniões formais e informais, foi montada uma exposição focada nos principais gestores da empresa. A exposição inclui painéis com fotografias e textos, peças, maquete e outros materiais que abrangem osseguintes temas:a história da MRN, da bauxita ao alumínio; a Amazônia e a questão ambiental; e viver em Trombetas.Para desenvolver esses temas, foi realizada uma ampla pesquisa que inclui levantamento bibliográfico e documental, registro de depoimentos e pesquisa iconográfica.

 

É um espaço que vale a pena conhecer.

 

Com o projeto da Casa da Memória, em 2001, a MRN recebeu o prêmio Aberje -Regional, da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.​​

​​​