x

Envie para um amigo

Notícias

< Voltar Institucional 02/08/2018

Equipe da prefeitura de Terra Santa conhece sistema de tratamento de resíduos da MRN

Uma comitiva da Prefeitura de Terra Santa visitou a Mineração Rio do Norte (MRN) nesta quinta-feira (03/08) para conhecer a experiência da maior produtora brasileira de bauxita na gestão dos serviços de coleta, triagem e destinação final de resíduos domésticos no distrito industrial de Porto Trombetas.

A equipe formada por engenheiros, bióloga, pedagoga, secretário de meio ambiente e assessor especial de gabinete percorreu a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), instalações operadas pela MRN para atendimento da vila residencial e das áreas industrial e de mina. O objetivo foi conhecer experiências bem sucedidas para estudar meios de implantação o Programa de Resíduos Sólidos no município.

“A prefeitura de Terra Santa vem buscando uma solução para o tratamento de resíduos sólidos, que é um dos grandes desafios de todas as cidades hoje. A visita foi muito positiva. O próximo passo, agora, estudar e entender o volume de resíduos gerados no município para desenvolver um projeto que atenda a nossa realidade”, destacou Jonas Souza Pessoa, Secretário de Meio Ambiente de Terra Santa.

O Assessor Especial de Gabinete, Antônio Lourenço do Nascimento, conta que a ideia de conhecer as instalações da MRN surgiu a partir de uma oficina do Territórios Sustentáveis, programa patrocinado pela empresa para o desenvolvimento sustentável dos munícipios de sua área de influência. “Fico muito agradecido por essa oportunidade e pela MRN estar compartilhando conhecimento para que possamos levar esse projeto para nossa cidade.”

Na vila residencial há coleta seletiva, o que permite a separação e a destinação adequada dos resíduos secos e úmidos. O lixo úmido é transformado em adubo orgânico na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) mantida pela MRN.

O papelão coletado e separado pela MRN é transportado e doado para a ONG República de Emaús, em Belém, que vende o material para empresas de reciclagem. A verba gerada com os reciclados é destinada aos projetos desta instituição, que atende crianças e adolescentes carentes. O restante do material residual é recolhido e vendido como sucata.

​​​