Desenvolvimento Sustentável

Preservação, informação, capacitação técnica e geração de renda fazem parte dos nossos valores no pilar Desenvolvimento Sustentável. Criamos e fomentamos projetos que têm como base atividades tradicionalmente já desenvolvidas nas comunidades atendidas. Isto é respeito à forma de vida do povo amazônico.

A produção agrícola familiar nas comunidades do Lago Sapucuá e do Médio Trombetas vêm ganhando impulso nos últimos anos por meio da parceria da empresa com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oriximiná (STRO). Fazemos repasses financeiros ao STRO que possibilitam apoio técnico, treinamento, consultoria para elaboração de projetos sustentáveis, além de insumos e ferramentas.

O processo de regularização fundiária das terras da gleba Trombetas, no Lago Sapucuá, em Oriximiná, é um antigo anseio da população daquela área. Sensíveis a essa necessidade, firmamos convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Instituto de Terras do Pará (ITERPA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oriximiná (STRO) e Associação das Comunidades Tradicionais da Área da Gleba Sapucuá (ACOMTAGS) para a realização de levantamentos cartoriais e ocupacionais. A iniciativa resultou no cadastramento, em 2002, de 1602 famílias, numa área de 162.940 hectares.

A produção do mel é tradição em algumas das comunidades ribeirinhas do rio Trombetas que circundam a área de atuação da empresa. Por isso, criamos o Projeto Mel, iniciativa que tem como objetivo fomentar o cultivo do produto nas comunidades ribeirinhas. Por meio do projeto, as comunidades recebem equipamentos, capacitação técnica e tem garantida uma cartela de clientes para a revenda do produto em Porto Trombetas.

© 2012. MRN Todos os direitos reservados.        Política de Privacidade        Créditos Fotos